gabrielsoliguetti olá, perdão pela demora em poder vir aqui com calma te dar um retorno. Eu acredito o quanto uma ideia raiz, plantada lá no âmago, consegue consumir a gente dessa forma, e realmente uma angústia avassaladora e que desencadeia choro, a própria dificuldade para dormir, etc. Que ótimo Gabriel que você tem forças para fazer a caminhada como uma forma de lidar com isso e estratégia para oxigenar e encontrar outros pensamentos. Você terá com a Sônia uma sessão sobre esses tipos de pensamentos "catastróficos" que tomam conta da gente e desencadeiam as mais diferentes reações, ora paralisantes, ora degradantes. Vamos ver se alguém da comunidade se manifesta sobre isso também, como foi passar sobre essa sessão com a Sônia e o que mudou.
A princípio, me parece que você está condicionado, seu corpo, quando deita na cama, já sabe que é a hora de descarregar o cortisol, o hormônio do estresse, e que desencadeia um monte de reação que inibem o sono. É um processo para ir desfazendo esse condicionamento, e o que mais atinge diretamente nesse quesito, de reverter o condicionamento, é a restrição do sono. Quanto mais conseguir seguir a janela de sono que a Sônia propõe, melhor.
Talvez possa tentar fazer o exercício de respiração fora da cama, antes de ir deitar. Ou no caso, sair da cama para fazer o exercício quando não estiver conseguindo dormir. A ideia é não associar que o exercício também não funciona.
Dá uma lida no depoimento da @vsmarruche sobre o a técnica cognitiva "Estacionamento de Ideias". Pode ser uma que vai te ajudar. Escrever isso tudo que você sente, e quais são os seus objetivos e coisas que você quer fazer da vida e que acha que não irá alcançar pelo problema de sono, que é um estado atual. Vamos falando. Às vezes eu consigo vir aqui responder mais rápido, mas tem semana que não dá! Avante, estamos juntos! Siga na sua caminhada! Algumas perguntas que me vêm a cabeça pra te perguntar e que talvez possam a te ajudar a ter insights e acalmar são: Quando começou mesmo a sua insônia? Foi há 1 mês e durante a pandemia ou antes na vida você já tinha tido algum episódio?
Com o que você trabalha? Você trabalha atualmente com o que é seu objetivo?
Não precisa responder aqui hehe, é mais porque o pensamento catastrófico que é recorrente em pessoas que tem insônia, para a maioria ele é perpetuado pelo condicionamento da descarga de cortisol na cama, mas também em alguns casos, às vezes eles ocupam o espaço de outros pensamentos que não estamos conseguindo ter, seja por serem desgastantes emocionalmente, por não termos consciência, por estarem relacionados à situações traumáticas, ou porque simplesmente não temos vontade! Papo de psi! 😉 Um abraço, força aí e vai nos dando notícias!