clinica-mariana olá, seja bem-vinda à comunidade do Vigilantes do Sono! Acredito que esteja difícil, pela forma como fala, já entrou no circuito vicioso da insônia há algum tempo, quando a maior parte das pessoas já mal consegue ver alguma luz no fim do túnel! Ficamos felizes que tenha chegado aqui! Vai notar, se já não notou, que a Sônia enfatiza o quanto o início do programa não é fácil... seguir a restrição do sono é um pouco puxado mesmo, mas um divisor de águas em relativamente pouco tempo, se pensar em quanto tempo demorou para chegar no estado atual com a insônia. Tem algumas trocas aqui na comunidade que podem te ajudar a ter insights e inspiração para seguir.
O medo em tese é uma coisa boa sabe, porque protege a gente... justamente de estar em uma situação tão ruim quanto a de ficar fritando na cama. Há um condicionamento importante que ocorre na insônia crônica, ainda mais quando combinado ao uso de medicamentos.
Pode pensar que de pano de fundo entre todas as estratégias que aprenderá no programa com a Sônia ou com outras pessoas aqui na comunidade, está a ideia de substituição. De trocar passo a passo um comportamento por um outro, e de ir montando uma caixa de ferramentas, com um registro dessas trocas, e para que acompanhe quando e como elas funcionam para você. Enquanto isso irá aprendendo um pouco mais sobre sono e desmitificando mitos e teorias que a gente nem percebe que tem, as tais das crenças. Movimento gera movimento. Por exemplo, vir aqui contar pra gente sobre o medo. Espero que possa ter insights e estímulo para seguir. Vai contando. Abraços!
PS: quando estou com medo gosto de ouvir "Miedo" https://youtu.be/a6Y2JBIWr7I Conhece?