Se você estiver precisando de alguns conselhos e incentivos amigáveis de pessoas que já participaram do tratamento ou gostaria de ter outra perspectiva sobre como aplicar uma técnica, você pode fazer suas perguntas para quem já concluiu o tratamento aqui!

Quando vou conseguir me livrar dos medicamentos para dormir, e indutores do sono, mesmo seguindo a restrição do sono?!

Acabei de começar a praticar a restrição do sono mas tem sido muito difícil seguir os horários que a Sônia pediu. O que vocês fizeram para conseguir isso?

6 dias depois

BernardoBarbosa é difícil afirmar com precisão, esse tempo varia de pessoa para pessoa, depende exatamente de qual medicamento você faz uso e de há quanto tempo. É importante ter em mente que a retirada de medicações é um processo a ser feito gradualmente e no período de transição é bastante provável que haja algum impacto sobre o sono. As nossas expectativas em relação ao sono influenciam muito nosso nível de atenção e alerta, e de modo geral retirar o remédio é um período que vem acompanhado de um certo medo e ansiedade sobre como será o sono.
Se você estiver decidido que não quer mais tomar remédio, este é o primeiro passo e o mais importante!
Há depoimentos de outros vigilantes quando passaram por esta fase e que podem te dar força, vou pedir ajuda de um deles aqui que foi meu paciente "highlander", um dos primeiros a testar o vigilantes! @anderson, tem disponibilidade para dar uma palavrinha aqui e contar quanto tempo passou entre você começar a reduzir a medicação, até parar de vez? (@baracasfig pode fazer isso?)

Estou tendo muito dificuldade pra dormir na minha cama. Sinto muito sono mas quando vou pra lá perco completamente. Dai vou pro sofá, deito e depois de um tempo quando percebo que estou “pescando” volto pra cama e consigo dormir. O que pode ser isso? Tá acontecendo toda noite. Estou no final do tratamento.

nicesisa isso acontece com algumas pessoas, por motivos diferentes. Uma coisa para pensar é que tudo que vai se repetindo por algum tempo, a gente vai se condicionando e vai ficando mais difícil de mudar, então a primeira sugestão seria tentar uma estratégia diferente: buscar uma alternativa para o sofá. Também é possível pensar em reajustar o horário de ir para a cama. Ao ler isso que escreveu "sinto muito sono mas quando vou..." pensei, e se você for um pouquinho antes de estar no máximo do sono? Acontece que temos uma janela de sono e para algumas pessoas, às vezes, quando passa do intervalo da janela de sono, vem um tempo de alerta. Outra coisa é procurar variar o que está fazendo antes de ir deitar, por exemplo, se estiver no sofá vendo televisão, procurar por alguns dias fazer alguma outra atividade antes de ir deitar, como uma leitura, ouvir uma música e pensar sobre as emoções do dia, talvez escrever um pouco sobre elas. Essas são algumas ideias, vai contando pra gente se alguma delas vai funcionar para você.

PsicLauraCastro tem acontecido isso mesmo. Nos 2 últimos dias tenho tentado fazer alguma atividade que não me dê tanto sono antes do horário de ir dormir. Aí quando eu fico só sonolenta e vou pra cama durmo rápido! Eu tô um tempão tentando achar porque isso tava acontecendo. Obrigada!

YuriRodrigues precisa ter muita determinação para cumprir, não é fácil. Mas quando você consegue, rápido vê quão bem lhe faz.

Gostaria de saber o que fazer pra ter uma noite de sono tranquila e plena?

celiadd boa pergunta!!! Sabe, a "caixa de ferramentas" do vigilantes foi pensada para ajudar as pessoas a encontrar as estratégias que mais funcionam para si. Tem coisas que funcionam para um e que não funcionam para outros. Nesse sentindo, tem mais de uma estratégia possível, então, para tentar ser mais certeira com algumas sugestões, vou te pedir... nos conte o que você já tentou fazer para melhorar o sono e que não funcionou para você.

11 dias depois

nicesisa Uma coisa que me ajuda muito quando isso acontece é colocar música para dormir no celular e deixar tocando. A música vai fazendo minha mente relaxar e eu geralmente adormeço logo. No Deezer tem álbuns com essas músicas. Outra técnica que uso é contar de 100 a 0 em ordem decrescente. Geralmente também durmo no meio da contagem.

5 meses depois

Estou iniciando, meu horário de dormir será a partir de hj, 00:40 e de sair da cama , 7:00! Caso não consiga dormir às 00:40, e só conseguir, por exemplo, dormir às 02:30... o horário de sair da cama , continua sendo as 7:00?

8 dias depois
                Mesclou 1 postagem de Duvidas.

zapparoliana Oi Ana! Acho que te respondi por outro meio, mas vou responder por aqui caso alguém mais esteja com essa mesma dúvida.
                  É importante sim manter o horário de acordar, mesmo não conseguindo dormir no horário estipulado. Nós temos um artigo que explica muito bem porque é importante levantar na mesma hora todos os dias, mas basicamente posso dizer que é para manter a sua pressão do sono e o seu relógio biológico bem regulados.

5 meses depois

Bom dia pessoal! Postando pela 1a vez na comunidade, estou no meio do tratamento. Tem duas coisas específicas que me incomodam e aterrorizam e que gostaria de saber se outras pessoas sentem na hora em que tentam dormir.
                    A 1a é que sempre que vou relaxando, a mente busca qq pensamento aleatório e me traz de volta ao estado de alerta. É como se me dessem um cavalo de pau, me vem um aperto na barriga, parece uma micro-descarga de adrenalina e aquela sensação de gradual relaxamento é bruscamente interrompida. E eu fico nesse ciclo de relaxamento-tensionamento durante um bom tempo, é desesperador!
                    A 2a coisa é que muitas vezes isso também vem acompanhado de contrações musculares involuntárias bruscas... eu estou relaxando e, de repente, a perna mexe, um braço, o ombro, o joelho (e não me parece que seja a tal da síndrome das pernas inquietas, pois depois que adormeço, isso aparentemente cessa). Nesse caso, as técnicas de respiração profunda ajudam, mas eu queria ter uma forma de não deixar minha mente fazer isso comigo.
                    Da experiência de vocês, é algo comum?
                    Obrigado!
                    Luiz

12 dias depois

Tomo agomelatina para ajudstar meu ciclo circadiano e meu médico me passou prysma pra ajudar com o sono. Tomei por 20 dias e resolvi parar. A primeira noite dormi 4 horas apenas com 3 interrupções. O problema é que no outro dia pra compensar, a técnica de restrição de horas me sugeriu ficar acordado 20 horas. Eu fiquei. Morri de só o o dia todo, e na hora de dormir o sono desapareceu. Meu corpo estava exausto, eu tinha até espasmos, e tremor mas o sono não vinha. Após aguardar 2h, completamente destruído de cansado, me vi forçado a tomar novamente o prysma. O que faço nesse caso? Algumas técnicas, na prática, impedem você de ser produtivo no dia seguinte… aceito qualquer sugestão.

lccampos1977 Bem-vindo à comunidade do Vigilantes do Sono Luiz. A mente é uma coisa que prega peça na gente mesmo. É um processo ir com o tempo reaprendendo a vivenciar a espera pelo sono sem a angústia de que não irá mais dormir. Ir deixando de se preocupar se vai ou não conseguir dormir é um dos efeitos esperados do programa quando consegue ir colocando em prática e sentindo o efeito da restrição do sono. Como está sendo praticar a restrição do sono para você? Tem conseguido até agora seguir os horários que a Sônia propõe?
                    Quanto ao seu segundo ponto, pelo seu relato me faz pensar que pode ser um efeito da própria privação de sono. Quando a gente está há vários dias consecutivos sem dormir o suficiente, podemos ter mais a sensação desses espasmos musculares. As contrações também se associam a câimbra? Você chega a sentir dor? Atividade física de modo geral é uma coisa que pode ajudar. Vai contanto pra gente. Um abraço e boa jornada! 🙂

otavioxribeiro olá, bem-vindo à comunidade do Vigilantes do Sono! É sempre importante falar com o médico que te acompanha sobre qual o melhor momento de parar medicações e também investigar com ele quais efeitos que pode sentir. Se você está começando a restrição do sono, talvez não seja o melhor momento para retirar o remédio ainda mesmo. São dois desafios ao mesmo tempo e pode ficar mais difícil. Talvez aguarde um ou dois ciclos de restrição, até que esteja se sentindo mais seguro nos horários, aí começa então a não tomar o remédio em um dia e veja como sente e se não conseguir dormir, toma de novo mais um dia a dose inteira ou meia dose, e vai experimentando a retirada aos poucos. Sempre os primeiros dias sem tomar remédio podem ser mais difíceis e de adaptação. A mesma coisa vale para a restrição do sono, o começo é sempre mais difícil até ir pegando o jeito. Outra coisa, é sempre tentar falhar a medicação pela primeira vez em dias de folga, quando sabe que no dia seguinte não terá um dia cheio de trabalho, isso tende a aliviar a pressão. Só lembrando, que é muito importante conversar com o médico sobre os efeitos que sente com e sem a medicação. Vai contando pra gente também. Boa jornada com a Sônia Otávio, um abraço!