A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso cérebro naturalmente sob a influência da luz. Ela é uma das substâncias que controlam nosso relógio biológico. Suas indicações médicas são duas: pessoas que tem alterações nesse relógio biológico e transtorno comportamental do sono REM (uma doença do sono, que em outra oportunidade vou explicar para vocês). A pessoa que usa melatonina em qualquer outra circunstância que não essas, incluindo insônia, está fazendo uma terapia hormonal por conta própria e não é isenta de efeitos colaterais. Além disso, a melatonina não induz o sono.
Mas melatonina me dá sono! Não posso usar mesmo?
Sim, ela pode dar sono. Porém não é um sono "saudável". E existem maneiras muito simples de manter a produção da sua melatonina em ordem. E garanto que é muito mais barato do que comprar melatonina lá fora...
- Mantenha horários relativamente fixos de dormir e acordar, inclusive aos finais de semana
- Evite a exposição à luz azul no período noturno. A melatonina é produzida quando não há luz, seja natural ou artificial. A luz azul, que é emitida pela televisão, smartphones, tablets, bloqueia a produção da melatonina.
- Ao acordar, exponha-se à luz solar por alguns minutos
- O uso de óculos laranja bloqueia a frequencia de luz que inibe a produção da melatonina. Ele é útil em pessoas que tem alterações no relógio biológico ou pessoas que precisam trabalhar à noite com computadores ou sob luz artificial (porteiros, seguranças, e outros trabalhadores de turno)
Alguns efeitos colaterais da Melatonina são: sonolência excessiva diurna, pesadelos e alterações hormonais.
Melatonina, além de regular nosso relógio biológico, é importante para a imunidade e para a limpeza de algumas substâncias que fazem mal para nosso corpo. Porém, nós mesmos a produzimos e podemos controlar isso, sem a necessidade de comprar e tomar uma medicação por conta própria.