Estou grávida e tenho dormido pior. Isso é normal?

  • Na gravidez, o sono muda a cada trimestre. Nos primeiros três meses, a mulher tem mais enjoo, mal-estar e, no geral, fica mais sonolenta. Entretanto, se há algum tipo de preocupação, os quadros de insônia podem ser comum.
    Já nos três meses seguintes, a gestação passa a ser tranquila, enquanto o último trimestre volta a ser mais complicado, devido às alterações anatômicas e à proximidade do parto.

Na gravidez, o sono muda a cada trimestre. Nos primeiros três meses, a mulher tem mais enjoo, mal-estar e, no geral, fica mais sonolenta. Entretanto, se há algum tipo de preocupação, os quadros de insônia podem ser comum.
Já nos três meses seguintes, a gestação passa a ser tranquila, enquanto o último trimestre volta a ser mais complicado, devido às alterações anatômicas e à proximidade do parto.

    eu estou grávida de 13 semanas de gestação. Então, respondendo a sua pergunta, eu acordo 04:30 e fico na cama tentando dormir! Eu levanto às 06:50 para trabalhar!

      AlcioneThereza Entendi. parabéns pela gravidez!

      Gravidez é algo que afeta muito os hormônios e consequentemente o sono.
      Durante o tratamento passaremos por diversas técnicas, então devido a sua gravidez, caso você sinta qualquer coisa, recomendo que compartilhe com a gente e/ou com seu médico que você está fazendo este tratamento (a chamada TCC-i)
      A técnica de restrição pode ser sua aliada para melhorar o sono. Outra coisa que pode ajudar é compartilhar suas vivências e expectativas durante esta fase, que poderão muitas vezes vir como um turbilhão, disparado tanto pelas oscilações hormonais como por todos os planejamentos para as mudanças que já começou a enfrentar.
      Você pode buscar aqui em nossa comunidade o apoio de mulheres que já passaram por esta fase e contar com o suporte de nossa equipe!

        15 dias depois

        Boa noite!
        Estou grávida de 29 semanas e tenho problemas com insônia desde outubro do ano passado.
        Com a gravidez melhorou, mas tem noite que durmo bem pouco devido a ansiedade.
        Início meu sono na cama do meu filho e depois acordo e vou para minha cama. Se perco o sono e levanto da cama ai que não consigo voltar a dormir. O sono simplesmente desaparece. Por isso, fico deitada mesmo sem sono e acabo dormindo superficialmente e fico cansada no dia seguinte .
        Alguma técnica para melhorar essa situação?

          natalytardelli Parabéns pela gravidez! 🙂
          Você vai ver que a Sônia insiste no controle de estímulos, dizendo para não ficar na cama se não estiver dormindo. Este é um fator relevante para a manutenção da insônia. Mas acho que a primeira pergunta que te faço é: seria possível você iniciar e manter seu sono em sua cama, ao invés de na cama do seu filho?
          Como você diz, ficar deitada mesmo sem sono acaba levando a um sono superficial e mais cansaço diurno. Para reverter isso a estratégia é sair da cama quando não estiver dormindo, e então reorganizar a pressão de sono.
          Penso que iniciar o sono em sua cama seja o primeiro passo, se puder, e então saberá melhor se vai mesmo continuar tendo despertares e insônia. A ansiedade pode ser uma coisa natural do momento que está passando. Você já esteve grávida, sim? então deve saber que uma insônia é até esperada, agora já também por uma questão anatômica e não apenas hormonal, pois é mais difícil de acomodar a barriga.
          Se a situação de insônia se mantém, entretanto, de modo geral são nossos comportamentos que se condicionam, as associações com a cama e a rotina pré-sono. Vai contando pra gente o que é possível por aí. Todas as técnicas que você aprende ao longo do tratamento, os treinos de relaxamento e as técnicas cognitivas, ajudam a amenizar a ansiedade e por isso facilitam o sono. Você já experimentou alguma?
          Escrever, é uma atividade que também ajuda. Escreve sobre o que aconteceu em outubro, sobre o que mais te deixa ansiosa e as ideias que vierem à cabeça, um exercício interessante.
          Enfim, conta um pouco mais se quiser, e caso você tenha mais dúvidas. Espero poder ajudar a ter algumas ideias e a pensar na sua caixa de ferramentas do vigilantes. Até mais, um abraço.

            PsicLauraCastro
            Olá Laura, bom dia!
            Obrigada pelo retorno!
            Infelizmente a maioria das noites que tento iniciar meu sono na minha cama eu tenho insônia, e meu sono não volta, mesmo se eu sair da cama. Por isso tenho medo, como estou grávida, meu receio é voltar a ter as crises de ansiedade e panico que tive quando o quadro de insônia se instalou e isso prejudicar meu bebê.

              natalytardelli

              natalytardelli entendi! Hum você está fazendo ou já fez terapia? Provavelmente, se você já passou por um episódio ou fase de crises e saiu, você tem recursos para lidar com a situação. A gravidez, não apenas pelo tornado de hormônios que é, envolve tantas questões, que nos fazem nos perguntar sobre quem somos no mundo e o que queremos do mundo. Enfim, balança as estruturas. Mas não é porque você já teve crises que as terá de novo necessariamente. Você já aprendeu como sair, certo?! Bom estou falando essas coisas... na esperança de te dar algumas coisas para pensar. É comum as mulheres grávidas sentirem que estão abandonando o primeiro filho, e que mesmo que isso não seja um pensamento consciente, que seja um pano de fundo que ajuda a manter a ansiedade e a preocupação. O que me fez pensar nisso, foi que você falou que consegue iniciar o sono com seu filho algumas vezes e que depois que vai para a cama vem a insônia. Ou então que quando tenta iniciar o sono na sua cama, já nem consegue dormir. São muitos fatores. Vamos falando por aqui. Quem sabe outras mulheres grávidas se manifestem também. 🙂 e se apertar e essa comunicação aqui não ajudar, pede a ajuda a humana e nos avise, que vamos pensando em soluções. Tente escrever ou anotar o que vem na sua cabeça quando não consegue dormir. Vamos falando. Um abraço. 🐻🙌🏽

                Escreva uma resposta...