natalytardelli Parabéns pela gravidez! 🙂
Você vai ver que a Sônia insiste no controle de estímulos, dizendo para não ficar na cama se não estiver dormindo. Este é um fator relevante para a manutenção da insônia. Mas acho que a primeira pergunta que te faço é: seria possível você iniciar e manter seu sono em sua cama, ao invés de na cama do seu filho?
Como você diz, ficar deitada mesmo sem sono acaba levando a um sono superficial e mais cansaço diurno. Para reverter isso a estratégia é sair da cama quando não estiver dormindo, e então reorganizar a pressão de sono.
Penso que iniciar o sono em sua cama seja o primeiro passo, se puder, e então saberá melhor se vai mesmo continuar tendo despertares e insônia. A ansiedade pode ser uma coisa natural do momento que está passando. Você já esteve grávida, sim? então deve saber que uma insônia é até esperada, agora já também por uma questão anatômica e não apenas hormonal, pois é mais difícil de acomodar a barriga.
Se a situação de insônia se mantém, entretanto, de modo geral são nossos comportamentos que se condicionam, as associações com a cama e a rotina pré-sono. Vai contando pra gente o que é possível por aí. Todas as técnicas que você aprende ao longo do tratamento, os treinos de relaxamento e as técnicas cognitivas, ajudam a amenizar a ansiedade e por isso facilitam o sono. Você já experimentou alguma?
Escrever, é uma atividade que também ajuda. Escreve sobre o que aconteceu em outubro, sobre o que mais te deixa ansiosa e as ideias que vierem à cabeça, um exercício interessante.
Enfim, conta um pouco mais se quiser, e caso você tenha mais dúvidas. Espero poder ajudar a ter algumas ideias e a pensar na sua caixa de ferramentas do vigilantes. Até mais, um abraço.