BernardoBarbosaIniciante
Qual a associação entre insônia e depressão?
Qual a associação entre insônia e depressão?
A insônia crônica é associada ao aumento de adoecimento psiquiátrico, sendo a depressão o tipo mais comum. Estima-se que 60% dos adultos com depressão maior queixam-se de insônia, enquanto que 20% dos indivíduos com insônia preenchem os critérios diagnósticos para depressão maior. Ainda que as bases neurobiológicas que expliquem essa associação não estejam totalmente claras, é fato que a insônia é uma queixa residual persistente em 45% dos pacientes depressivos tratados e, mais ainda, quando não tratada aumenta em 3x a chance de recorrência da síndrome depressiva em 1 a 3 anos. Essa bidirecionalidade deve ser avaliada e tratada adequadamente. Se você apresenta alguma queixa semelhante, não espere melhorar sozinho, busque ajuda!
Sofro de depressão e não consigo dormir. O que faço?
NiltonFaria Realmente, é bastante difícil dormir quando estamos sofrendo, seja por uma dor física, mental ou espiritual. A maioria dos estudos demonstra que a relação entre depressão e insônia é bidirecional. Tanto insônia não tratada pode levar à depressão, como um quadro de depressão pode desencadear insônia. Em concordância, também há muita evidência científica de que a TCC-i tanto pode resolver a insônia como produzir melhora significativa em sintomas depressivos.
Então, a TCC-i é recomendada e pode funcionar, mas é importante ter dois pontos em mente se você decidir seguir com o tratamento do Vigilantes:
Te propomos começar a TCC-i e ir seguindo os passos conforme a Sônia for propondo, e poderá nos comunicar quando achar necessário. Terá a opção de pedir "ajuda humana" e tão logo possível, sempre alguém de nossa equipe retornará o contato para ajudarmos como for possível.