Realmente, é bastante difícil dormir quando estamos sofrendo, seja por uma dor física, mental ou espiritual. Você não está sozinha nessa! Os dados do estudo EPISONO do Instituto do Sono e Universidade Federal de São Paulo demonstram que pessoas com dores crônicas, e em particular pessoas com cefaleias, tem um risco triplicado de desenvolver insônia.
O que também é fato é que já se sabe há algum tempo que a relação entre insônia e depressão é bidirecional. Tanto insônia não tratada pode levar à depressão, como um quadro de depressão pode desencadear insônia. A combinação de dor crônica, insônia e depressão, para a maioria das pessoas, infelizmente, é mais ou menos como parece ser para você! Uma coisa vai levando à outra, às vezes é difícil conseguir acesso à tratamento adequado, seja pela falta de profissionais próximos, pela correria, as dificuldades que se acumulam no dia-a-dia, enfim, quando vê já passou tanto tempo e você foi levando as coisas como dava, e já não aguenta mais.
A boa notícia é que realmente as pesquisas demonstram que a TCC-i (o tratamento oferecido aqui no Vigilantes do Sono) pode tanto resolver a insônia como produzir melhora significativa em sintomas depressivos, e ainda amenizar de modo relevante a percepção que temos de dor.
Segue uma imagem mostrando o desenvolvimento da insônia: https://i.imgur.com/LRac92N.jpg