O jet lag é uma condição temporária, associada com viagens em que há variação de pelo menos dois fusos horários. A gravidade do jet lag depende de quantos fusos horários você cruzou e em qual direção você viajou. Usualmente, é mais difícil o ajuste do nosso relógio biológico ao voarmos para o leste do para o oeste . Estima-se que leva um dia por fuso horário para o seu relógio biológico possa se ajustar totalmente à hora local.
Antes de viajar, comece a acertar seu relógio biológico ao do destino alguns dias antes da viagem
Viagens para leste (objetivo: adiantar o relógio biológico)
- durma 1 a 2 horas mais cedo, acorde mais cedo e se exponha à luz pela manhã.
Viagens para oeste (objetivo: atrasar o relógio biológico)
- durma 1 a 2 horas mais tarde, acorde mais tarde e se exponha à luz a noite
Durante a viagem, evite cafeína e bebida alcoolica, hidrate-se, cuidado com o uso de indutores de sono, procure orientação médica para avaliar a real necessidade desses medicamentos, procure vôos em horários que favoreçam o sono.
Ao chegar ao destino, de forma geral, tire um cochilo de no máximo 40 minutos e até as 15h do horário local; a exposição solar e adequarção dos horários das refeições, passeios e sono ao fuso local, abreviam os sintomas do jet lag.
Na maioria dos casos, não há necessidade do uso de medicações, porém algumas vezes, lançamos mão da melatonina em baixas doses antes de deitar (leste) ou na segunda metade da noite (oeste). No mais, desejo que curta sua viagem e tenha bons sonhos.