Sim! Um sono ideal proporciona bem estar físico e mental, fortalece o sistema imunológico e a memória, equilibra a liberação hormonal e preserva a função sexual. A testosterona é produzida durante o sono REM que ocorre principalmente no final da noite, a sua deficiência está associada à redução da libido, falta de concentração, fadiga e também diminuição da densidade óssea e massa muscular. Portanto, se você dorme poucas horas, não conseguirá atingir o sono REM, terá uma quantidade insatisfatória desta fase do sono, assim seus níveis de testosterona cairão. Por outro lado, há também casos em que a quantidade de sono está adequada, mas o indivíduo tem uma baixa porcentagem de sono REM, como ocorre na apneia obstrutiva do sono e no uso de benzodiazepínicos, onde a qualidadedo sono é comprometida.
O homem que dorme mal tem três vezes mais chances de apresentar problema de ereção. Na mulher, os estudos são mais escassos, porém sabemos que as mulheres que dormem menos de seis horas relatam não sentir tanto prazer com seu parceiro.
De fato, os casais estão dormindo menos, ficando cada vez mais cansados, irritados, doentes e com mais problemas sexuais. Outra questão notória é que o uso excessivo de celular também tem contribuído para diminuir a conexão íntima do casal. Vamos ficar atentos aos nossos hábitos e aos sinais de alarme do nosso corpo!