A exposição solar ajuda na regulação da produção de vitamina D e do nosso ritmo circadiano. Alguns estudos têm mostrado uma associação entre deficiência de vitamina D, baixa qualidade de sono, bem como a presença de alguns distúrbios do sono, como a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) e movimentos periódicos de pernas. No último Congresso Americano de Medicina do Sono, realizado no mês passado, tive oportunidade de conversar com uma pesquisadora do Instituto do Sono, Daniela Oliveira, ela observou que em homens, baixos níveis de vitamina D estão relacionados à privação de sono (< 6h/noite), mas não encontrou associação com SAOS.
Outro aspecto relevante é que o sol é o “maestro”, o sincronizador do nosso ritmo circadiano, responsável pelas reações fisiológicas que ocorrem em nosso organismo em sincronicidade com o movimento de rotação da Terra. Estudos mostram que idosos melhoraram sua qualidade de sono quando expostos à luz solar, da mesma forma, os trabalhadores em escritórios sem janelas apresentam pior qualidade de sono do que aqueles que trabalham com janelas. Assim, parece que o aumento da exposição solar pode beneficiar a qualidade do sono, tanto através dos ritmos circadianos ajustados, como também do aumento dos níveis de vitamina D.
E aí, vamos aproveitar o verão amazônico para melhorar o sono? Para meus amigos e familiares do sul e sudeste, fujam do inverno e venham me visitar!!!