Entre os fatores determinantes para o sucesso do seu treinamento está o horário. Devemos evitar atividade física 4h antes do início do sono, mas, além disso, devemos programar o horário de treino de acordo com nosso relógio biológico interno.
O metabolismo, o sono, o comportamento e a disposição do organismo nas diversas horas do dia variam ao longo das 24h. Fatores como temperatura corporal, horário de liberação de cortisol e melatonina devem ser levados em consideração através da avaliação do seu cronotipo que irá evidenciar se você é mais matutino (gosta de dormir cedo e acordar cedo) e terá melhor desempenho treinando no início da manhã; se é vespertino (gosta de dormir tarde e acordar tarde) e terá melhor desempenho treinando no final da manhã ou durante a tarde; ou se você é intermediário (adapta-se mais facilmente às variações de horário).
Evite treinar no seu “horário livre”, ouça seu corpo e ofereça à ele a melhor opção de atividade para aquele momento, seja exercício físico ou repouso.