Observo no consultório, nas conversas com alunos, amigos e em palestras que a maioria das pessoas tem uma vaga idéia de que o uso de celular próximo ao horário de dormir pode atrapalhar o seu sono. Então, de forma objetiva, explicarei 5 efeitos negativos que irão motivá-lo a interromper o uso de celular (e outros eletrônicos semelhantes) ao menos 1h antes do seu horário habitual de dormir. São eles:
👉🏻1. Dificuldade em iniciar do sono e sensação de cansaço e sonolência ao acordar
Leitores de ebooks atrasam em 10 minutos o início do seu sono quando comparados com leitores de livros impressos. Eles também se sentem mais cansados e demoram mais tempo para “acordar” efetivamente, na manhã seguinte à leitura.
👉🏻2. Atraso e desregulação do ritmo circadiano.
As nossas funções biológicas seguem um ritmo, quando o desregulamos, ficamos mais propensos a alterações de humor, apetite e metabólicas, aumentando o risco de doenças como obesidade, diabetes e até câncer.
👉🏻3. Supressão da liberação de melatonina em um momento crucial
O hormônio melatonina tem um papel fundamental em organizar o ritmo circadiano e promover o início de um sono reparador. O comprimento de onda emitido pelos eletrônicos é semelhante ao da luz solar e nosso cérebro entende que é dia, diminuindo os níveis de melatonina.
👉🏻4. Diminuição de sono REM.
O sono REM solidifica a memória e está relacionado à criatividade e resolução de problemas. Além disso, a testosterona é liberada nesta fase do sono, portanto, disfunção erétil e diminuição da libido também podem ocorrer.
👉🏻5. Induz ao alerta quando necessita de relaxamento
Deitar na cama, checar as redes sociais é relaxante, certo? Errado! Este hábito o deixa mais alerta, menos sonolento e atrasa o início do seu sono, mesmo que você queira dormir.