Olá!
Imagino que a minha situação seja atípica por aqui.
Desenvolvi um quadro persistente de insônia em dezembro de 2020 como efeito, suponho, das preocupações com a pandemia e do estresse no trabalho. Em fevereiro de 2021, experimentei o VS quando o serviço funcionava só via Facebook Messenger.
Foi ótimo! Em menos de um mês voltei a dormir bem. E foi assim pelos meses seguintes, exceto por um episódio ou outro em que eu demorava para dormir - mas dormia (nunca mais passei uma noite inteira em claro, como vinha acontecendo).
Porém, neste mês de julho, voltei a ter problemas de insônia, mas de uma forma totalmente diferente da crise anterior. Na primeira, eu tinha principalmente dificuldades em pegar no sono. Agora, estou com insônia terminal: eu consigo dormir rápido (por volta da 1:00 da manhã), mas acordo por volta das 6:30, 6:45, todos os dias (meu normal é acordar entre 8:00 e 8:30). Teve um dia em que eu acordei às 4:00. Outro, às 5:00. Às vezes eu consigo voltar a dormir, mas o sono é fragmentado, leve.
Já tive episódios de acordar muito antes do horário previsto, mas em situações pontuais, nunca persistentes. Esse novo padrão de insônia, por assim dizer, me deixou confuso e um tanto assustado, pois aconteceu de repente e eu não sei o motivo.
Não consumo cafeína, faço exercícios regularmente e meditação todos os dias (via Headspace). Na minha percepção, o único erro que cometi desde que terminei o VS pela primeira vez foi assistir a filmes na cama nos dias frios (mas já parei com isso).
Reconheci que estou insone novamente, então voltei ao VS. Estou seguindo o programa novamente, do zero. Hoje à noite começo a implementar a técnica da restrição do sono (ficou estabelecido o horário de 1:30 às 8:00).
Bom, eu fiz este textão para perguntar: a restrição do sono é útil em situações como a minha (insônia terminal, pelo o que o dr. Google me disse)? Pergunto porque existe a orientação de sair da cama se você não conseguir voltar a dormir dentro de 15-20 minutos. Mas, se eu acordar às 6:45 e sair da cama às 7:00, por exemplo, não sei se vale a pena voltar para a cama se o sono reaparecer se eu tiver que levantar às 8:00.
Permitam-me também fazer um desabafo. Eu sempre tive sono leve (facilidade de acordar ou alguma demora para dormir), mas conseguia dormir 8, 9 horas por dia. Depois dos 35 anos (faço 38 nesta semana) a minha média caiu para 6,5-7 horas por noite. Se eu consigo alcançar 7 horas de sono eu fico bem, mas, poxa, dormir é muito bom. Queria voltar a ser dorminhoco :\