pauloagamaral olá! Tem sim relação com o sono! Dormir menos do que o necessário pode desencadear sintomas assim de perseguição e deixar a gente sentindo que está com os sentidos mais aguçados. Podemos ficar com dificuldade de separar o que é suposição dos nossos próprios pensamentos ou de outras pessoas. Isso acontece porque tem um processo de organizar e "descartar" memórias durante o sono que é muito importante para nosso estado de alerta e consciência. Em pessoas que já têm histórico de sintomas parecidos relacionados à queixa de insônia, há uma indicação de abrandarmos a restrição do sono, substituindo-a pela compressão do sono. Ou algumas outras alternativas.
A Sônia, por ser uma robôzinha, não consegue ainda fazer isso sozinha, orientamos aos profissionais e seus pacientes a pedirem nossa ajuda humana através do botão de suporte dentro do app. Assim, podemos fazer uma orientação mais individualizada sobre como ajustar os horários e se for o caso podemos marcar uma conversa.
Muito importante buscar ajuda médica quando for assim e esse tipo de sintoma persecutório aparecer, ou informar aos profissionais de saúde com os quais já acompanha. Obrigada por compartilhar conosco sua experiência! Um abraço.