pauloagamaral olá, bem-vindo à comunidade do Vigilantes! Demorei para aparecer aqui na comunidade e só hoje que estou vendo este seu comentário. Interessante! Já ouvi pacientes relatando episódios relativamente semelhantes, das horas ou sequências de horas que se repetem. A primeira coisa acho que posso te dizer é assim: há uma tendência da gente se condicionar, pois temos um relógio biológico que computa a passagem do tempo. Nosso corpo aprende a responder fisiologicamente conforme nós o condicionamos.
Um exemplo é assim, se almoçamos todos os dias ao meio dia, então dentro de uma a duas semanas, automaticamente nosso corpo já vai passar a ficar preparado ao meio dia para receber o alimento e fazer a digestão. Ainda que eu não almoce ao meio dia no décimo quinto dia, a resposta fisiológica acontecerá: sentirei a fome, estarei salivando e com os hormônios circulantes na dosagem necessária para digerir o que costumo comer, na quantidade que vim "treinando" meu cérebro, dependendo do tanto de proteína, gordura e açúcar que ingeri nos 15 dias anteriores, e assim por diante.
A mesma coisa pode e tende a acontecer para ideias que a gente coloca na cabeça, por exemplo, sobre o número de horas que precisamos dormir ou sobre uma barreira das 3h 🙂 ou os intervalos de 10 ou 15 minutos. "Esquecer" do relógio é um lema e um processo importante para quem sofre com insônia. Minha primeira recomendação é para que você pare de olhar para o relógio depois que se deitou com a intenção de dormir e só olhe para ele novamente quando tocar o despertador e estiver na hora de levantar. Não vai ser simples, pois como eu disse, parece que já há um condicionamento. Mas se quiser, me conta mais, há quanto tempo você sente que isto está acontecendo?
Um abraço e boa jornada aqui no Vigilantes!