Não sei se entendi exatamente sua pergunta, mas vou tentar respondê-la!
No programa do Vigilantes do Sono, o mindfulness é o segundo treino de relaxamento (após a respiração profunda). Para aplicá-lo recomendamos que você siga as jornadas de meditação de algum dos nossos apps recomendados.
Agora, se você tiver perguntado sobre como outras pessoas têm aplicado essa técnica, então vou compartilhar com você como foi pra mim:
Eu comecei a me interessar pelo assunto depois que vi esse vídeo do Andy Puddicombe, criador do headspace. Recomendo muito!
Ai eu baixei o app do Headspace e fiz as meditações iniciais para aprender as diversas técnicas de meditação. Eu fazia as sessões, ou ao acordar, ou mais a noite perto da hora de dormir (mas não usava a meditação para dormir, ou seja, não dormia no meio da sessão).
Depois, junto com alguns colegas do trabalho, montamos lá um grupo de meditação: todo dia às 17h30 a gente se reunia em uma salinha e seguia alguma meditação: o audio do Sam Harris, as meditações guiadas do Oak, do Insight Timer ou do Simple Habit. Uma coisa bem bacana que fizemos foi ler juntos o livro Atenção Plena e usar aquele horário das 17h30 para praticar juntos os exercícios propostos no livro.
Consegui responder sua pergunta? Espero ter ajudado 😉