natalytardelli ,
Existem três tipos de insônia: a inicial (pessoa que demora para pegar no sono), de manutenção (pessoa que acorda no meio da noite) e terminal (pessoa que acorda antes do horário e não consegue voltar a dormir)
O que você relatou seria insônia e parece ser mais a de manutenção, concorda?
Além disso, parece que você tem um fator de predisposição para sua insônia. Você sempre teve o sono leve?
Só uma observação, acordar no meio da noite é super normal e todo mundo o faz algumas vezes durante a noite. O que acontece é que a maioria das pessoas nem lembra que acordou e voltou a dormir.. Digo isso para você também não se preocupar/frustrar toda vez que acordar porque uma parte disso pode ser algo normal mesmo. Como são esses despertares no meio da noite?
Por último, uma das nossas técnicas que ajuda a acordar menos vezes durante a noite é a restrição do sono. Ela não é fácil porque vai exigir que você enfrente essa ansiedade de "não dormir". O que pode ajudar é você pensar que é algo temporário, ou seja, um esforço que você fará por alguns dias para regular a sua pressão do sono.
Devido a sua situação vale a pena também pesar o que dá e o que não dá para fazer. Então, se no momento não der para praticar a restrição do sono, você pode ir adaptando para o que é possível e também ir praticando outras técnicas para ver se ajuda.
ps: vou deixar aqui o link para uma conversa sobre gravidez e insônia. Pelo que vi você já está nessa conversa, mas deixo aqui para facilitar https://comunidade.vigilantesdosono.com/d/37-gravidez/7