jaquekinder Que legal que você já tem experiência com meditações e a respiração profunda.
Por quê fazer a respiração profunda fora da cama?
O principal motivo é o controle de estímulos.
REGRA Nº 1: Só vá para cama quando estiver com sono.
REGRA Nº 2: Não fique acordado na cama por mais de 20 minutos.
REGRA Nº 3: Use sua cama apenas para dormir e fazer sexo.
REGRA Nº 4: Evite cochilar.
Fazer a respiração profunda na cama vai contra a regra 3.
Talvez a pergunta agora seja: Mas qual problema de quebrar a regra 3?
A ideia da técnica é você melhorar sua relação com a cama. Hoje, devido a insônia (você passa muito tempo na cama sem dormir), provavelmente seu cérebro (mesmo que sem querer) "aprendeu" que cama não é lugar de dormir, ou seja, você criou o hábito de não dormir na cama. Usei a palavra hábito de propósito porque os hábitos fazemos automaticamente sem pensar, ou seja, sem pensar, ao deitar na cama seu cérebro já aciona o hábito de ficar acordada.
A ideia é reverter isso (quebrar esse ciclo e trocar o hábito), ou seja, fazer com que seu cérebro aprenda novamente que cama é lugar de dormir sim. E essas regras servem exatamente pra isso. Se você seguí-las por um tempo, aos poucos você vai condicionando seu corpo de que a cama é lugar de dormir.
Se você fizer qualquer atividade na cama que não seja dormir, você dificulta esse condicionamento, faz sentido?
Por último, talvez você pense: "Mas eu já faço essa respiração profunda na cama e me ajuda demais! O que faço?"
Se fazê-la na cama é algo que funciona muito bem para você, então o melhor é seguir praticando assim mesmo. Provavelmente o benefício que você obtém assim é maior do que o prejuízo de atrapalhar o "condicionamento" do controle de estímulos.
Mas vale a reflexão: será que é possível ter o melhor dos dois mundos? Fazer a respiração fora da cama logo antes de dormir e só então ir para a cama? Ai você consegue os benefícios do relaxamento sem atrapalhar o controle de estímulos.